Daqui a 10 anos as plantações de cacau não serão suficientes para satisfazer a demanda por chocolate

 
Editora Globo
O cacau e seu produto - o chocolate // Crédito: Shutterstock

Você está devorando os ovos que ganhou na páscoa? Talvez queira guardar um pouco de chocolate para o futuro. É que, segundo o especialista em agricultura David Guest, da Universidade de Sidney, se os métodos de cultivo do cacau não se modernizarem, poderemos passar por uma crise de chocolate. Isso mesmo: daqui a 10 anos não será fácil encontrar o doce nos mercados. 

De acordo com Guest, para suprir a demanda de economias ascendentes, como a China, a produção mundial de cacau precisa aumentar cerca de 25% até 2020. Isso significa produzir um milhão de toneladas a mais por ano (atualmente, são colhidas 3,6 milhões de toneladas anualmente).

Ao mesmo tempo, agricultores que trabalham com o produto muitas vezes não têm acesso a tecnologias que aumentem o ritmo da produção. Além disso, as áreas onde o fruto é cultivado, no oeste da África, na América do Sul e no Sudeste da Ásia, seriam mais vulneráveis à ameaça das mudanças climáticas e às pestes que podem afetar as plantações.

Guest, em pessoa, já viajou para zonas produtoras para ensinar agricultores a escolher melhor sementes e divulgar métodos mais sustentáveis de produção. Mas alerta: se os produtores não tiverem acesso a novas tecnologias, o chocolate ficará cada vez mais raro – e caro. 

Sua opinião:
comentou em 28/04/2012 22:12
oi amigo, qdo li sobre a sua matéria, fiquei preocupada, isso nunca poderá acontecer, porque eu sou fã de chocolates, adoro, não vivo sem ele. mas enfim, espero que no final de tudo certo. ok. um beijinho no teu coração.
comentou em 29/04/2012 00:31
Essa noticia é preocupante. Faz lembrar de uma noticia sobre azeite que dizia que pela quantidade de azeite disponível no mundo, não conferia com o total plantado em todo o planeta.
Parabéns pelo post.