Este artigo aborda o modo como o idoso vem sendo tratado nos últimos anos. A violência não só física como também a psicológica, acomete idosos de todas as faixas econômicas. Na maioria das vezes a agressão vem de pessoas da própria família ou próximas a ele. O abandono nos asilos, a falta de carinho, a pressão psicológica e o descaso são formas de agressão que muitas vezes passam desapercebidas. No entanto os familiares devem – se atentar a qualquer sinal de agressão. Na consulta de enfermagem todos os sinais e sintomas de agressividade devem ser analisados minuciosamente. Cabe a enfermagem o papel de reinserção do idoso na sociedade como também auxiliar nos cuidados prestados a ele__________________________________________________________________________________ Sabe-se que nos próximos anos a população brasileira será uma população idosa. Em conseqüência desse envelhecimento populacional, o idoso tornar-se alvo da violência. A agressão a população acima de 60 anos vem de diversas formas, a falta de carinho, atenção, pressão psicológica, descaso e a agressão física propriamente dita. O número de idosos que sofrem algum tipo abuso é tão grande que esse caso já se tornou um problema de saúde pública.Vale ressaltar que muitas vezes as agressões podem resultar em morte.

A questão da negligência contra os idosos não é um fenômeno novo. No entanto, apenas nas últimas duas décadas é que essa questão começou a despertar o interesse da comunidade.
No Brasil os maus-tratos foram percebido nos níveis macro e médio: num percentual de 65%, idosos consideraram maus-tratos a forma preconceituosa como são tratados pela sociedade em geral, as baixas aposentadorias, os desrespeitos que sofrem no transporte público e a falta de leitos hospitalares para idosos. O nível micro só é relatado como abandono por partes das famílias
Por favor, aguarde enquanto preparamos sugestões de leitura para você...

Blogs com notícias similares:

Atualizado 1 dia atrás.

Por Ceará em diHITT & Você desde 25/10/2012

http://wwwcearaemrede.dihitt.com Ceará em Rede

Acompanhe as últimas notícias de Sobral, Ceará, Brasil e do Mundo.

Ranking 4577º

Atualizado 13 dias atrás.

Por Ana em Legal desde 19/07/2009

http://analucianicolau.dihitt.com Ana Lucia Nicolau

blog que reúne assuntos diversos com foco principal no assunto jurídico

Ranking 82º

Atualizado 3 horas atrás.

Por Treino em Saúde desde 04/01/2013

http://treinoemfoco.dihitt.com Treino

O Treino em FOCO é uma plataforma virtual que publica conteúdo e informações científicas relacionadas atividade física de forma didática.

Ranking 5040º
Sua opinião:
comentou em 10/08/2010 16:44
Isto é uma realidade muito triste, principalmente filhos sem limites, que agridem os pais verbalmente e até fisicamente, temos que mudar esta situação, nao aceito de forma alguma ver uma situação destas e ninguem deve aceitar e se calar. O idoso merece muito respeito, otima noticia, bjkassssssssssss....
Concordo com vc,merece respeito tanto em casa como da sociedade,bjao.
comentou em 11/08/2010 18:01
Você já percebeu que os covardes agridem as pessoas mais frágeis, que são os idosos e as crianças? Isso é assustador, principalmente num país em que o número de idosos vem aumentando consideravelmente. O Brasil já foi um país de jovens, hoje predomina o adulto e rapidamente está acontecendo o envelhecimento da população. Como proteger o idoso dos maus-tratos? Como deter o covarde que agride um idoso, quando muitas vezes é o idoso que sustenta a casa com a sua aposentadoria?
Um abraço!
comentou em 22/08/2010 14:42
Parabéns pelo artigo pois lamentavelmente os idosos são maltradados e desrespeitados em tudo que é lugar.Não podemos esquecer que os idosos também contribuíram, para o crescimento do nosso país.

Com carinho
Isa