Este artigo aborda o modo como o idoso vem sendo tratado nos últimos anos. A violência não só física como também a psicológica, acomete idosos de todas as faixas econômicas. Na maioria das vezes a agressão vem de pessoas da própria família ou próximas a ele. O abandono nos asilos, a falta de carinho, a pressão psicológica e o descaso são formas de agressão que muitas vezes passam desapercebidas. No entanto os familiares devem – se atentar a qualquer sinal de agressão. Na consulta de enfermagem todos os sinais e sintomas de agressividade devem ser analisados minuciosamente. Cabe a enfermagem o papel de reinserção do idoso na sociedade como também auxiliar nos cuidados prestados a ele__________________________________________________________________________________ Sabe-se que nos próximos anos a população brasileira será uma população idosa. Em conseqüência desse envelhecimento populacional, o idoso tornar-se alvo da violência. A agressão a população acima de 60 anos vem de diversas formas, a falta de carinho, atenção, pressão psicológica, descaso e a agressão física propriamente dita. O número de idosos que sofrem algum tipo abuso é tão grande que esse caso já se tornou um problema de saúde pública.Vale ressaltar que muitas vezes as agressões podem resultar em morte.

A questão da negligência contra os idosos não é um fenômeno novo. No entanto, apenas nas últimas duas décadas é que essa questão começou a despertar o interesse da comunidade.
No Brasil os maus-tratos foram percebido nos níveis macro e médio: num percentual de 65%, idosos consideraram maus-tratos a forma preconceituosa como são tratados pela sociedade em geral, as baixas aposentadorias, os desrespeitos que sofrem no transporte público e a falta de leitos hospitalares para idosos. O nível micro só é relatado como abandono por partes das famílias
Por favor, aguarde enquanto preparamos sugestões de leitura para você...

Blogs com notícias similares:

Atualizado 21 minutos atrás.

Por Tn em Entretenimento desde 12/10/2011

http://tnaudiencia.dihitt.com TN Audiência da TV

O TN é um blog que informa dos principais assuntos envolvendo televisão e o mundo dos famosos!

Ranking 1164º

Atualizado 14 horas atrás.

Por Portal em Notícias locais desde 09/12/2012

http://portalcamaqua.dihitt.com Portal de Camaquã / RS

O Portal de Camaquã é um canal de notícias da Região Costa Doce, que inclui as seguintes cidades: Amaral Ferrador, Arambaré, Arroio dos Ratos, Barra do Ribeiro, Butiá, Cerro Grande do Sul, Charqueadas, Chuí, Chuvisca, Camaquã, Cristal, Dom Feliciano, Eldorado do Sul, Guaíba, Mariana Pimentel, Pelotas, Rio Grande, Santa Vitória Palmar, Santa Cruz do Sul, São Jerônimo, São Lourenço do Sul, Sentinela do Sul, Sertão Santana, Tapes.

Ranking 1575º

Atualizado 21 horas atrás.

Por Josean em Entretenimento desde 27/07/2014

http://fuxiconatv.dihitt.com Fuxico na tv

Tudo sobre famosos, audiência da tv, notícias da emissoras, vídeos do momento

Sua opinião:
comentou em 10/08/2010 16:44
Isto é uma realidade muito triste, principalmente filhos sem limites, que agridem os pais verbalmente e até fisicamente, temos que mudar esta situação, nao aceito de forma alguma ver uma situação destas e ninguem deve aceitar e se calar. O idoso merece muito respeito, otima noticia, bjkassssssssssss....
Concordo com vc,merece respeito tanto em casa como da sociedade,bjao.
comentou em 11/08/2010 18:01
Você já percebeu que os covardes agridem as pessoas mais frágeis, que são os idosos e as crianças? Isso é assustador, principalmente num país em que o número de idosos vem aumentando consideravelmente. O Brasil já foi um país de jovens, hoje predomina o adulto e rapidamente está acontecendo o envelhecimento da população. Como proteger o idoso dos maus-tratos? Como deter o covarde que agride um idoso, quando muitas vezes é o idoso que sustenta a casa com a sua aposentadoria?
Um abraço!
comentou em 22/08/2010 14:42
Parabéns pelo artigo pois lamentavelmente os idosos são maltradados e desrespeitados em tudo que é lugar.Não podemos esquecer que os idosos também contribuíram, para o crescimento do nosso país.

Com carinho
Isa